quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Participação de 3 elementos do consórcio em atividade de jobshadowing na Ic Cuneo Corso Soleri, próximo de Turin, Itália- de 24 abril a 30 de abril de 2022

Em abril de 2022 abraçamos uma atividade de jobshadowing enquadrada no projeto “Por uma Educação para Todos”, do Programa Ka1, projeto em consórcio do Município de Ansião, Agrupamento de Escolas de Ansião e Santa Casa da Misericórdia de Ansião. Embarcamos no avião no Aeroporto do Porto, no dia 24 de abril de 2022, cerca das 12:20h, fazendo escala no aeroporto de Barajas de Madrid, com destino a Turim, onde chegámos cerca das 18:15h. Dirigimo-nos para o Hotel e começámos as nossas pesquisas para o dia seguinte e algumas visitas turísticas, incluindo a Piazza San Carlo. No dia seguinte saímos para percorrer a cidade, descobrindo os seus pontos de interesse, incluindo diversas praças, jardins, igrejas e alguns museus. Almoçámos no Mercado e tencionávamos visitar o Museu do Egipto e o Museu do Cinema mas, como também era feriado em Itália (celebração do dia da Libertação), tinham lotação esgotada, pelo que apenas apreciámos os locais do exterior. A meio da tarde dirigimo-nos à estação ferroviária, onde adquirimos os bilhetes de comboio para a viagem até Cuneo, o nosso destino final. Chegámos cerca das 17:00h e dirigimo-nos ao Hotel Cuneo, para tratarmos do alojamento e refrescar-nos um pouco. Ainda tivemos tempo para uma pequena visita à praça principal de Cuneo, Piazza Galimberti. Entrámos em contacto com a professora Anna Olmo, parceira nesta atividade que nos acompanhou para jantarmos e nos conhecermos melhor. Entre os dias 26 e 30 de abril, já em Cuneo, o nosso trabalho incidiu na observação pedagógica no Instituto Comprensivo “Corso Soleri”. Fomos muito bem recebidos e integrados na escola, pela Diretora Aurora e pela Professora Anna, numa pequena sessão de boas vindas, onde também se encontravam quatro colegas suecos, a visitar a mesma escola, acompanhados pela embaixadora eTwinning de Turim, com a qual trocámos algumas impressões. Durante estes dias, assistimos a diversas aulas, de diferentes disciplinas e anos de escolaridade. Observamos as diferenças e semelhanças de programas, pedagogias e estratégias e refletimos com os pares italianos sobre essas mesmas diferenças. Participámos em reuniões de conselhos de ano e partilhámos experiências sobre a metodologia de avaliação implementada no nosso Agrupamento. O 1.º ciclo em Itália está organizado em 5 anos. No 1.º ano as crianças desenvolvem essencialmente estratégias de cálculo, raciocínio lógico e os números até 20. Na língua materna treinam a leitura e escrita, sem a letra manuscrita, que só é introduzida no 2.º ano. Os programas são menos extensos o que lhes permite uma maior e melhor consolidação. Nos restantes anos do 1.º ciclo abordam os mesmos tópicos que em Portugal, mas de uma forma menos exaustiva, passando alguns temas para o 2.º ciclo. Relativamente à inclusão, pudemos observar várias metodologias e estratégias e participar em atividades com estes alunos. Esta mobilidade internacional, a Cuneo, em Itália, foi muito enriquecedora com vários benefícios incontestáveis. Foi uma oportunidade de valorização tanto pessoal como profissional, permitiu reforçar os laços de cooperação entre instituições de Ensino, promoveu o intercâmbio, a partilha de experiências profissionais e métodos de ensino pedagógicos, a análise e reflexão sobre as divergências entre o currículo português e o italiano, sobre a organização dos ciclos e um maior conhecimento das diferentes conceções e estrutura do ensino em Itália, promoveu a compreensão intercultural, o aumento de uma consciência de cidadão europeu. Permitiu também desenvolver competências linguísticas, de praticar e melhorar o domínio de outros idiomas (inglês e italiano), abrir novas perspetivas, delinear novas formas de cooperação com programas parceiros na instituição de acolhimento e aumentar/melhorar a rede de contactos e futuras participações conjuntas no desenvolvimento de projetos. António Sousa, Catarina Dinis e Elisabete Pereira