quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Participação de 5 elementos do consórcio no curso estruturado em Língua Inglesa em Dublin, República da Irlanda - de 1 a 7 de maio de 2022

O presente relatório respeita à mobilidade efetuada no período de uma semana, de 1 a 7 de maio, para a frequência de um curso estruturado de inglês, na ISI Dublin School, Irlanda. A participação nesta mobilidade constituiu uma mais-valia significativa, para melhorar as competências em língua inglesa de todas as docentes participantes. Considerando a contemporaneidade, em que grande parte da literatura na área da educação é produzida em língua inglesa, foi relevante, para todas as participantes, aprofundar conhecimentos nesta língua. A experiência do curso foi muito profíqua, porque estava organizado de modo a permitir desenvolver diferentes tipos de competências na língua e cada docente teve oportunidades de trabalhar com três professores diferentes, em três turmas. No curso, todos os dias tínhamos aulas de Grammar, General English e Conversation. Conforme referido, os diferentes professores e as diferentes turmas que frequentámos, traduziram-se numa dinâmica de aprendizagem interessante. Foi possível vivenciar diferentes metodologias e estratégias aplicadas pelos professores. Na aula de General English, onde passávamos mais tempo, os trabalhos práticos eram uma constante e os grupos rodavam muito frequentemente. Durante uma aula, que tinha cerca de 2h45, havia uma significativa dinâmica de mudança de lugar, para nos juntarmos ao novo grupo que íamos integrar, na realização de mais um conjunto de exercícios. Consideramos que esta dinâmica é uma boa estratégia para a interação entre diferentes alunos e também para mater o foco e a motivação/interesse nas atividades. As turmas eram muito heterogéneas, na nacionalidade dos alunos e na faixa etária, o que também contribuiu para uma boa interação e enriquecimento de contactos, quer nas aulas, quer nos períodos de intervalo, em que nos juntávamos no bar da escola. Os vários membros do grupo que integraram a mobilidade, ficaram em turmas diferentes de General English, o que também foi uma mais-valia para a partilha de experiências e vivências. A escola proporcionou uma visita guiada à cidade de Dublin, o que foi uma boa experiência e contribuiu para um melhor conhecimento da História e do património da cidade, bem como da cultura e formas de vida dos irlandeses. Durante a mobilidade, foi possível visitar a: Malahide Community School, a cerca de 30 Km de Dublin, onde conhecemos um pouco do funcionamento do sistema educativo irlandês e visitámos várias salas de aula de diferentes disciplinas, percebendo algumas das metodologias utilizadas, bem como formas de organização da escola. Nesta visita conversamos, não só com o diretor, mas também com outros elementos da direção e com vários dos professores e alunos das salas de aula que fomos conhecendo. Esta é uma escola com um ambiente muito tranquilo, muito cuidada, com os corredores decorados com trabalhos realizados pelos alunos ou imagens representativas de atividades realizadas. Na sua oferta curricular têm cursos que corresponderão aos nossos cursos profissionais, para os quais têm salas especializadas com equipamento adequado e atualizado (serralharia, artes...). Todos os alunos têm um tablet na sua mesa de trabalho e foi possível perceber um pouco das diferentes estratégias pedagógicas praticadas pelos docentes. Esta visita foi muito interessante. Nos tempos livres, visitámos diversos monumentos do património irlandês, dos quais destaco, a categral S. Patrick (Saint Patrick Cathedral), que remonta ao século XII, sendo testemunho significativo da História da Irlanda e a Universidade Trinity College, com destaque para a sua histórica e fantástica biblioteca, onde pudemos ver o Book of Kells, um manuscrito iluminado, da Idade Média, que é um marco na História da cultura europeia e do mundo. Tivemos também oportunidade de degustar alguns pratos característicos da gastronomia irlandesa, bem como ouvir a sua música tradicional. Todo o conhecimento e a experiência adquiridos nesta mobilidade são relevantes, sobretudo a nível profissional, pois para além da melhoria das competências em língua inglesa e do enriquecimento dos conhecimentos culturais e históricos, permitiu conhecer e a experienciar metodologias pedagógicas, que contribuíram para a reflexão e análise da prática profissional das participantes. A interação e a partilha no grupo que integrou a mobilidade, são outro aspeto muito positivo e rico, que gostaríamos de destacar. Consideramos que esta mobilidade atingiu plenamente os seus objetivos. Ermelinda Mendes, Lucília Santos, Anabela Monteiro, Helena Costa e Filomena Valente