segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Curso Estruturado em Educação Inclusiva

Participação de 5 elementos do consórcio no curso estruturado “Inclusive Education”, dinamizado por ITC International Training Center, em Praga, na República Checa - de 10 a 16 de outubro de 2021- (Isabel Serra, Alice Silva, Mª José Cristóvão, Ema Cruz e Nuno Lourenço). Na semana de 11 a 15 de outubro, um grupo de quatro professoras (Isabel Serra do grupo 330 , Alice Silva, Maria José Cristóvão, Ema Cruz do grupo 110) e um técnico da Câmara Municipal (Nuno Lourenço) efetuaram uma mobilidade integrada no Programa Erasmus Plus. O curso estruturado frequentado foi “Inclusive Education”, dinamizado por ITC International TEFL e enquadra-se no projeto “Por uma Educação para Todos”, do Programa Ka1, projeto em consórcio do Município de Ansião, Agrupamento de Escolas de Ansião e Santa Casa da Misericórdia de Ansião com o Contrato Financeiro n.º 2019-I-PT0I-KA101-060626, com a duração de cinco dias, num total de 25 horas. Durante o curso, abordaram-se temas atuais acerca da realidade nas escolas, partilhando práticas e metodologias desenvolvidas, tendo em conta a potencialização das competências e aprendizagens que se requerem para os alunos, de acordo com as necessidades de cada um deles. O curso abrangeu dez módulos, durante os quais se partilharam metodologias, estratégias e conhecimentos teóricos, discutindo-se a diferença entre inclusão e integração, respetivas barreiras e riscos com o propósito de desenvolver a autonomia de aprendizagem dos alunos por meio de uma abordagem de aprendizagem prática autodirigida, com o intuito de melhorar a qualidade da educação e da formação dos alunos. Foram também abordadas técnicas de gestão de conflitos, de inclusão de minorias, combater estereótipos e adaptar estratégias diferenciadoras, na sala de aula. A seguir, transcrevem-se os assuntos aprofundados em cada um dos módulos: Módulo 01 – Integração ou inclusão: identificação de fatores de risco e barreiras Módulo 02 – Comunicação não violenta, gestão de conflitos, métodos de comunicação Módulo 03 – Educação em valores/educação moral Módulo 04 – Avaliação e avaliação do aluno Módulo 05 – Desenvolvimento psicossocial Módulo 06 – Clima escolar positivo Módulo 07 – Atividades Dramáticas e Artísticas Módulo 08 – Aprendizagem baseada em projetos e em tarefas Módulo 09 – Atividades transcurriculares numa sala de aula inclusiva Módulo 10 – Adaptando o currículo numa sala de aula inclusiva A formação teve como finalidades: - Compreender as vantagens e desvantagens de abordagens da inclusão e mainstreaming (integração), a fim de melhorar a qualidade da educação e formação para todos os alunos; - Promover a autonomia de aprendizagem dos alunos por meio de uma abordagem de aprendizagem prática autodirigida, tendo em conta as experiências anteriores (background) do aluno, o seu conhecimento, desencadeando um uso eficaz de argumentos e evidências e utilizar o questionamento como ferramenta de aprendizagem. - Implementar e avaliar estratégias de ação apropriadas de acordo com as necessidades do aluno, a fim de evitar preconceitos, abandono escolar e um comportamento anti-social nos alunos. - Adquirir técnicas para trabalhar com salas de aula e comunidades heterogéneas, lidar com o aumento da diversidade de alunos, apoiar a inclusão de várias minorias no ensino regular; - Conhecer colegas de diferentes nacionalidades na UE, participando em experiências de aprendizagem intercultural, trocando ideias e construindo uma rede para a futura cooperação internacional. - Obter uma compreensão mais ampla das práticas, políticas e sistemas de educação de diferentes países, cultivar e respeitar a consciência intercultural, incorporando valores educativos e formativos comuns; - Enriquecer as habilidades de comunicação, melhorar as competências em línguas estrangeiras, ampliar o vocabulário profissional e promover a ampla diversidade linguística da UE. No dia 11/10, da parte da tarde, fizemos um tour na cidade de Praga, sendo este um momento cultural com o intuito de conhecer o património histórico e monumental da cidade. Neste curso, os participantes - professores, técnico da CMA, técnica de psicologia - eram de diferentes nacionalidades, tais como portuguesa, espanhola, polaca e húngara. Temos a sincera consciência de que representamos muito bem o nosso país a nível da troca de ideias e partilha de conhecimentos e metodologias educativas ativas, dinâmicas e significativas. Por outro lado, verificámos que estamos no mesmo patamar na educação, a nível de práticas levadas a cabo e teorias educacionais vigentes.