segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Resumo do Projeto - FAEFA
Ka1 – ERASMUS PLUS – Ensino Escolar – Por uma Educação para Todos
- Candidatura em consórcio do Município de Ansião, o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Santa Casa de Misericórdia de Ansião
- CANDIDATURA APROVADA – 24 meses – início a 31.05.2019
- RESUMO DO PROJETO
“O Município de Ansião, o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Santa Casa de Misericórdia de Ansião constituíram o consórcio que se candidatou ao presente projeto com o objetivo de reforçar as relações já estabelecidas e partilhar ideias sobre o ensino e a formação, perspetivando uma Escola do Século XXI e para todos. As áreas identificadas como prioritárias do projeto são as seguintes: Línguas Estrangeiras, Educação Inclusiva e Inovação Tecnológica em Educação, dando ênfase ao trabalho colaborativo e de intervisão, através de atividades de acompanhamento no posto de trabalho /Jobshadowing e frequência de cursos estruturados, bem como da integração e inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais ou alunos de outros contextos culturais. As instituições do consórcio têm investido em metodologias facilitadoras da plena inclusão social dos alunos contudo estas metodologias deverão desenvolver ao máximo o potencial das escolas e seus recursos por forma a facilitar o direito a cada aluno de participação num projeto educativo comum e plural que motive os alunos e que valorize o pessoal docente e não docente, colaboradores do consórcio. Os desafios do novo século estão bem presentes. Neste momento as escolas estão a preparar os alunos para um futuro cada vez mais incerto e para profissões que ainda não se sabe o que vão ser, pelo que também as instituições deverão ter esta abertura e postura para atualização dos conhecimentos, adaptabilidade e ousadia para educar para o século XXI. Objetivos principais previstos: - Integrar a inovação tecnológica para aproximar a escola da sociedade atual e tornar o espaço escolar mais inovador, melhorando os resultados escolares dos alunos; -Incrementar práticas e metodologias de trabalho colaborativo em todos os departamentos/áreas;-Introduzir mais tecnologia e outras abordagens inovadoras para re-imaginar o modelo de sala de aula de futuro e de escola; - Melhorar as competências em línguas estrangeiras a fim de formarmos cidadãos mais competentes, atentos aos problemas do mundo que os rodeiam e mais interventivos na sociedade; - Promover o desenvolvimento pessoal de crianças e jovens, para o desempenho de uma cidadania ativa e para a construção de sociedades democráticas que respeitem a diversidade cultural e linguística;-Contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e interculturais;- Garantir a igualdade e equidade de oportunidades e o sucesso escolar de todas as crianças e jovens. Participantes: Elementos da direção/administração, educadores, professores, assistentes técnicos e operacionais. Atividades de mobilidade: - 10 Atividades de acompanhamento no posto de trabalho/Jobshadowing, na Alemanha e na Finlândia ;- 4 Cursos Estruturados em Inovação Tecnológica, num país do grupo três; - 6 Cursos Estruturados em Línguas Estrangeiras (Inglês) no República da Irlanda. A divulgação destas atividades é da maior importância para o projeto e envolverá: a produção de ferramentas para o ensino e para uso em sala de aula e a partilha com colegas de outras escolas, de folhetos, blogues, artigos para os media e sites e documentários ou workshops para o canal de TV e rádio escolar; o desenvolvimento de projetos europeus como o eTwinning na sala de aula e o trabalho sobre temas apoiados pelo nosso projeto educativo como a Cidadania Aiva; a organização de dois Seminários de Boas Práticas com todos os elementos envolvidos nas mobilidades ao estrangeiro, aberto a todo o pessoal docente e não docente das escolas; a organização da comemoração do Dia da Europa / Tardes Interculturais, nos dois anos letivos do projeto; Estas atividades elencadas serão de grande interesse e impacto para a escola/instituições envolvidas no consórcio, uma vez que o seu pessoal terá a oportunidade de desenvolver práticas educativas em novos ambientes de aprendizagem, partilhando ideias com docentes e técnicos de educação de outros países europeus. Impacto: Prevê-se a realização de atividades para avaliar o impacto do projeto, nomeadamente a aplicação de questionários de satisfação após os fórum para avaliar a qualidade das intervenções e o número de participantes; aplicação de questionários on-line; dinamização de um blogue para avaliação do número de visualizações/seguidores; avaliação do impacto do projeto eTwinning e do número de parceiros envolvidos; divulgação de notícias nos jornais locais, regionais e newsletters; elaboração de relatórios das atividades; apresentação dos relatórios intermédio e final do projeto A formação específica nas áreas prioritárias e a partilha das melhores práticas proporcionará uma melhoria significativa no processo de ensino e aprendizagem nas escolas da região e na comunidade educativa mais alargada, contribuindo para influenciar as práticas pedagógicas. Novos tempos se avizinham, o Futuro chegou mais cedo! É urgente criar novos ambientes de aprendizagem.”