segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Plano de Desenvolvimento Europeu

O Município de Ansião iniciou um processo de internacionalização no início da década de 90, através de processos de geminação, abrindo novas fronteiras e oportunidades à população concelhia com o estabelecimento de relações com países europeus (Alemanha, França, República Checa e Finlândia) e sul-americano (Brasil) e África (Cabo Verde). Esta estratégia de internacionalização, bem como os projetos europeus desenvolvidos ao longo de vários anos, têm um impacto importante na comunidade escolar e na comunidade local do Município. Aprender a "olhar para o mundo", através da participação ativa em projetos europeus, contribui, de facto para o desenvolvimento integral das crianças e jovens e para a melhoria das competências pedagógicas dos seus agentes educativos e das competências de gestão e de organização da administração das instituições do consórcio. Os novos desafios da nossa sociedade, a grande diversidade cultural das nossas crianças e jovens, as orientações curriculares da educação pré-escolar (OCEPE), as aprendizagens essenciais (AE) das diferentes disciplinas, a estratégia nacional de educação para a cidadania (ENEC) e a de escola, o novo perfil do aluno (PA) à saída da escolaridade obrigatória, exigem que os educadores, professores e colaboradores, utilizem ferramentas mais adequadas para preparar e motivar os alunos e inovar na sala de aula do Século XXI.
O AEA iniciou a sua internacionalização em 1997 com a criação de Projetos Europeus e novas competências em gestão e pessoal, bem como em línguas estrangeiras e métodos de ensino (ferramentas e currículo) foram conseguidas melhorias nas práticas pedagógicas e na visão de uma Escola mais aberta às tendências europeias, de referência, com um impacto muito positivo na formação dos nossos alunos e nos seus resultados escolares. A Dimensão Europeia da Educação é uma vertente muito valorizada no seu Projeto Educativo, bem como a utilização das novas tecnologias como recurso educativo e comunicativo de referência. O envolvimento em projetos europeus como o Sócrates-Comenius, Aprendizagem ao Longo da Vida, Coménius, Comenius Régium, ETwinning e mais recentemente o Erasmus Plus têm sido de grande importância para a comunidade escolar.
A Santa Casa da Misericórdia de Ansião não tem experiência no âmbito de projetos europeus, contudo tem participado em atividades dinamizadas no âmbito das geminações europeias e de parcerias com as escolas e com o município. Foi efetuado um investimento significativo na construção de um novo edifício destinado ao apoio à infância, justificando-se agora o envolvimento em projetos europeus com atividade de observação de outros contextos socio económicos, culturais e pedagógicos para enriquecimento e partilha na instituição através dos seus educadores, colaboradores e dirigentes.
A escola do século XXI exige a partilha de métodos de trabalho inovadores, que contribuam para a melhoria da qualidade do trabalho prestado nas instituições, perspetivando as áreas de competência que pressupõe literacias múltiplas, tais como a leitura e a escrita, a numeracia e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, que são alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. O consórcio em parceria com outras entidades europeias, a saber, escolas de kaarina - Finlândia e de Erbach - Alemanha e universidades e/ou centros de formação na República da Irlanda e República Checa promoverão ações destinadas a responder a uma vasta gama de necessidades.