quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, Ansião - NO CAMINHO DOS DIREITOS HUMANOS
“NO CAMINHO DOS DIREITOS HUMANOS”
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
Os alunos Embaixadores Juniores do Programa Pedagógico das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu comemoraram o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Hoje, dia 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 e reúne em si os principais direitos da humanidade: o direito à igualdade, à liberdade, à segurança pessoal, à habitação, à educação e à saúde. Dando continuidade a esta celebração, lembramos e relembramos a importância da sua defesa e nunca, mas mesmo nunca, os esquecermos ou esquecermos as pessoas que lutaram e continuam a lutar por algo que nós já damos como garantido.”
Ao longo das três sextas feiras do mês de dezembro (dias 3, 10 e 17), os alunos personificaram diversas personalidades e figuras determinantes na luta pelo respeito pelos direitos humanos.
Na Foto: Aristides Sousa Mendes (em estátua, pelo aluno Pedro Madruga); as mulheres afegãs da década de 60 e da atualidade (em estátua, pelas alunas Joana Diogo e Mariana Diogo); Eleanor Roosevelt (em estátua, pela aluna Inês Henriques); e o Papa Francisco (em estátua, pelo aluno Afonso Ferreira).
A apresentação ficou a cargo da Marta Oliveira.
O assinalar deste dia 10 de dezembro terminou ainda com a magnífica interpretação do tema de Mickael Jackson - Heal The World, pelas alunas Maria Inês Gonçalves e Inês Henriques.
Os alunos criaram um vídeo onde apresentaram as figuras mencionadas, na 1.ª pessoa, salientando os seus feitos, com a citação de algumas frases emblemáticas, e apresentaram outro vídeo, mostrando as entrevistas realizadas aos funcionários, alunos e professores sobre a importância dos Direitos Humanos realizado por alunos do 11.º B, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Também os alunos do Clube Europeu de Ansião (alunos de 9.º ano) decidiram assinalar a data com a criação de estátuas humanas, representativas de alguns direitos humanos que consideraram mais relevantes. Assim, no dia 9 de dezembro, pelas 13 horas, apresentaram o seu trabalho na sala de alunos, dos quais se destacam alguns temas bem atuais e que os preocupam, nomeadamente a liberdade de orientação sexual e a questão dos direitos dos refugiados.
Professoras Luísa Lopes, Sílvia Sousa e Maria José Cristóvão