https://twinspace.etwinning.net/102173
(a decorrer durante o ano letivo na EB1 Santiago da Guarda)
Breve descrição:
Breve descrição:
Promover a literacia científica, a educação
em ciências reflete-se noutras áreas do currículo, assim como, contribui para o
desenvolvimento de competências na língua materna, promovendo uma atitude
crítica/reflexiva e para o desenvolvimento do pensamento para a resolução de
problemas.
A necessidade de tornar a aprendizagem dos
fenómenos que ocorrem na Terra numa experiência estimulante, leva-nos a
procurar colocar o papel da descoberta no jovem investigador, que passo a
passo, irá efetuar uma viagem pelas ciências, iniciando-a no 1º Ciclo.
Objetivos:
·
Dar a
conhecer a importância do conhecimento e do método científico nas suas vertentes
futuras, demonstrando a sua aplicação em situações reais dos conceitos e
ferramentas lecionados na sala de aula;
·
Fomentar a
aquisição e aplicação de um saber cada vez mais aprofundado, assente no estudo,
na reflexão crítica, na observação e na experimentação;
·
Proporcionar
situações diversificadas onde o aluno interprete textos, tabelas e diagramas,
analise informação científica e conduza pequenas investigações;
·
Compreender
a importância das medições, classificações e representações como forma de olhar
o mundo perante a sua diversidade e complexidade;
·
Privilegiar
o desenvolvimento da curiosidade pelo meio local e pelos fenómenos naturais que
dele fazem parte;
·
Fortalecer a
integração das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica e na
vida das escolas, enquanto incentivadoras de novas aprendizagens, reforçando a
sua transversalidade;
·
Familiarizar
os alunos com a utilização de computadores e sensores como ferramentas de
trabalho experimental;
·
Fomentar
capacidades de comunicação e espírito crítico possibilitando o desenvolvimento
de atitudes reveladoras de maior autonomia;
·
Criar um
conjunto de recursos educativos/estratégias de trabalho, promotores de
aprendizagens motivadoras e significativas em ciências;
·
Incentivar o
estudo e conhecimento contínuo, voltado para o futuro, capaz de acompanhar a
evolução científica, tecnológica e do conhecimento do homem;
·
Incentivar a
criatividade e inovação;
·
Fomentar
atitudes de respeito pela Vida e pela Natureza;
·
Promover a
interdisciplinaridade das diferentes áreas curriculares, que conduzam à criação
de valores, atitudes e práticas que adequem os alunos ao desempenho de funções
socialmente úteis;
·
Realizar
experiências que conduzam à identificação de alguns fenómenos de contaminação
ambiental;
·
Divulgar os
resultados obtidos de modo a alertar a comunidade e as entidades responsáveis
do concelho para problemas ambientais.