segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

- “Let´s do Science” - 

https://twinspace.etwinning.net/102173


(a decorrer durante o ano letivo na EB1 Santiago da Guarda)
Breve descrição:
Promover a literacia científica, a educação em ciências reflete-se noutras áreas do currículo, assim como, contribui para o desenvolvimento de competências na língua materna, promovendo uma atitude crítica/reflexiva e para o desenvolvimento do pensamento para a resolução de problemas.
A necessidade de tornar a aprendizagem dos fenómenos que ocorrem na Terra numa experiência estimulante, leva-nos a procurar colocar o papel da descoberta no jovem investigador, que passo a passo, irá efetuar uma viagem pelas ciências, iniciando-a no 1º Ciclo.

Objetivos:
·         Dar a conhecer a importância do conhecimento e do método científico nas suas vertentes futuras, demonstrando a sua aplicação em situações reais dos conceitos e ferramentas lecionados na sala de aula;
·         Fomentar a aquisição e aplicação de um saber cada vez mais aprofundado, assente no estudo, na reflexão crítica, na observação e na experimentação;
·         Proporcionar situações diversificadas onde o aluno interprete textos, tabelas e diagramas, analise informação científica e conduza pequenas investigações;
·         Compreender a importância das medições, classificações e representações como forma de olhar o mundo perante a sua diversidade e complexidade;
·         Privilegiar o desenvolvimento da curiosidade pelo meio local e pelos fenómenos naturais que dele fazem parte;
·         Fortalecer a integração das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica e na vida das escolas, enquanto incentivadoras de novas aprendizagens, reforçando a sua transversalidade;
·         Familiarizar os alunos com a utilização de computadores e sensores como ferramentas de trabalho experimental;
·         Fomentar capacidades de comunicação e espírito crítico possibilitando o desenvolvimento de atitudes reveladoras de maior autonomia;
·         Criar um conjunto de recursos educativos/estratégias de trabalho, promotores de aprendizagens motivadoras e significativas em ciências;
·         Incentivar o estudo e conhecimento contínuo, voltado para o futuro, capaz de acompanhar a evolução científica, tecnológica e do conhecimento do homem;
·         Incentivar a criatividade e inovação;
·         Fomentar atitudes de respeito pela Vida e pela Natureza;
·         Promover a interdisciplinaridade das diferentes áreas curriculares, que conduzam à criação de valores, atitudes e práticas que adequem os alunos ao desempenho de funções socialmente úteis;
·         Realizar experiências que conduzam à identificação de alguns fenómenos de contaminação ambiental;
·         Divulgar os resultados obtidos de modo a alertar a comunidade e as entidades responsáveis do concelho para problemas ambientais.