quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Participação de 3 elementos do consórcio em atividade de jobshadowing na escola Stavang skule og barnehage, em Stavang, próximo de Floro, na Noruega- de 15 a 21 de maio de 2022

No âmbito do Programa ERASMUS PLUS – Projeto Ka1 - “POR UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS”, as professoras Irene Alves e Lúcia Ramalho, da EB1 de Ansião, e a professora Isabel Moniz, da EB1 de Avelar, participaram numa atividade de jobshadowing na Escola Stavang skule og barnehage, de Stavangvegen 47, 6944 Stavang, na Noruega, durante cinco dias, de 16 a 20 de maio de 2022. O projeto ETwinning, "Christmas decorations and Virtual Cards Exchange” (cujo nome foi alterado para "European Festivals", de modo a poder ter continuidade), que as professoras se encontravam a desenvolver com o parceiro norueguês, Jens Ivar Karreman Kleiven, foi o mote para que esta atividade ocorresse naquele país nórdico. Durante o período de mobilidade, houve troca de métodos de trabalho e metodologias pedagógicas/partilha de processo de ensino aprendizagem, observação e participação nas atividades letivas, aulas assistidas … Ficaram a “conhecer” o sistema educativo norueguês e o seu sistema de avaliação, observando estratégias de educação inclusiva. Participaram em reuniões de trabalhos com professores e fizeram visitas a outras escolas da Noruega, tomando conhecimento de várias realidades. Durante a sua permanência em Stavang, participaram, ainda, com elementos da comunidade educativa local, na comemoração do dia nacional da Noruega e em atividades familiares e de tempos livres com o parceiro, nomeadamente pesca, visita a monumentos e locais de interesse público, como vestígios da 2.ª guerra mundial e pinturas rupestres. Foi uma atividade muito enriquecedora que permitiu melhorar a qualidade Ensino/Aprendizagem das referidas professoras, devido a todas as atividades, partilhas e observações que vivenciaram, permitindo-lhes experimentar e desenvolver novas práticas de aprendizagem e métodos de ensino. Esta atividade permitiu, ainda, aumentar a sua satisfação no trabalho, bem como as suas competências sociais, linguísticas, culturais, tecnológicas e pessoais. Destacam a relação frutífera que tiveram com o parceiro e com toda a comunidade escolar, e a forma como foram acolhidas e integradas. Irene Alves, Isabel Moniz e Lúcia Ramalho