quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, Ansião - NO CAMINHO DOS DIREITOS HUMANOS
“NO CAMINHO DOS DIREITOS HUMANOS”
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
Os alunos Embaixadores Juniores do Programa Pedagógico das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu comemoraram o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Hoje, dia 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 e reúne em si os principais direitos da humanidade: o direito à igualdade, à liberdade, à segurança pessoal, à habitação, à educação e à saúde. Dando continuidade a esta celebração, lembramos e relembramos a importância da sua defesa e nunca, mas mesmo nunca, os esquecermos ou esquecermos as pessoas que lutaram e continuam a lutar por algo que nós já damos como garantido.”
Ao longo das três sextas feiras do mês de dezembro (dias 3, 10 e 17), os alunos personificaram diversas personalidades e figuras determinantes na luta pelo respeito pelos direitos humanos.
Na Foto: Aristides Sousa Mendes (em estátua, pelo aluno Pedro Madruga); as mulheres afegãs da década de 60 e da atualidade (em estátua, pelas alunas Joana Diogo e Mariana Diogo); Eleanor Roosevelt (em estátua, pela aluna Inês Henriques); e o Papa Francisco (em estátua, pelo aluno Afonso Ferreira).
A apresentação ficou a cargo da Marta Oliveira.
O assinalar deste dia 10 de dezembro terminou ainda com a magnífica interpretação do tema de Mickael Jackson - Heal The World, pelas alunas Maria Inês Gonçalves e Inês Henriques.
Os alunos criaram um vídeo onde apresentaram as figuras mencionadas, na 1.ª pessoa, salientando os seus feitos, com a citação de algumas frases emblemáticas, e apresentaram outro vídeo, mostrando as entrevistas realizadas aos funcionários, alunos e professores sobre a importância dos Direitos Humanos realizado por alunos do 11.º B, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Também os alunos do Clube Europeu de Ansião (alunos de 9.º ano) decidiram assinalar a data com a criação de estátuas humanas, representativas de alguns direitos humanos que consideraram mais relevantes. Assim, no dia 9 de dezembro, pelas 13 horas, apresentaram o seu trabalho na sala de alunos, dos quais se destacam alguns temas bem atuais e que os preocupam, nomeadamente a liberdade de orientação sexual e a questão dos direitos dos refugiados.
Professoras Luísa Lopes, Sílvia Sousa e Maria José Cristóvão
Escola Básica n.º 2 de Avelar - NO CAMINHO DOS DIREITOS HUMANOS
“NO CAMINHO DOS DIREITOS HUMANOS”
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
“Os direitos humanos estão sob ataque" e são a “ferramenta definitiva para ajudar as sociedades a crescer em liberdade”, “garantir a igualdade para mulheres e meninas” e para “evitar conflitos, reduzir o sofrimento humano e construir um mundo justo e equitativo.”
António Guterres, Secretário
Geral da Nações Unidas
No âmbito da atividade "No Caminho dos Direitos Humanos", o Clube Europeu, a Biblioteca da Escola Básica N.º 2 de Avelar e as disciplinas À Descoberta (nas turmas 7.º D e 7.º E) e Cidadania e Desenvolvimento (na turma 7.º E) desenvolveram vários trabalhos para a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro – porque, por um lado, só é possível uma nação atingir um indicador seguro de desenvolvimento humano a partir da efetiva implementação dos Direitos Humanos e, por outro lado, porque os jovens possuem um papel determinante na promoção dos direitos humanos na sociedade.
Para a concretização da atividade neste dia, no 1.º tempo de aulas (se possível) ou em aulas de Cidadania e Desenvolvimento, sensibilizaram-se os alunos para o respeito pelos Direitos Humanos, bem como para alguns atropelos a esses direitos, que continuam a existir em todas as regiões do mundo.
Na dinamização da temática, os alunos visionaram o vídeo "Ser Mulher no Afeganistão", que traça um retrato sobre atropelos aos direitos humanos cometidos no Afeganistão contra Mulheres e Crianças, baseado em notícias e relatos verídicos e representados pelos alunos das turmas 7.º D e 7.º E. De seguida, os alunos leram os 10 Direitos da Criança e refletiram em grupo turma. Para finalizar a atividade, toda a comunidade educativa foi convidada a visitar a exposição "No Caminho dos Direitos Humanos", no átrio do bloco A, de acordo com a disponibilidade de cada professor e turma.
O Clube Europeu e a Equipa da Biblioteca
Professora Ana Isabel Jegundo e Conceição Ferreira
Subscrever:
Mensagens (Atom)