Este projeto desenvolveu-se na
plataforma eTwinning com a colaboração das escolas de Alvorge e de Santiago da
Guarda.
O projeto teve em conta uma
educação multidisciplinar, em que se promoveu o património natural, cultural e
histórico nos diferentes países parceiros. O projeto integrou-se no currículo
de diferentes disciplinas do Ensino Básico, na faixa etária dos seis aos dez
anos, tendo sido abordado por alunos do primeiro ciclo. Promoveu-se a
transversalidade entre as disciplinas de Português/Inglês,, Expressões
Artísticas, Estudo do Meio e TIC, tendo em consideração os DAC (Domínios de
Autonomia Curricular) e integrando o Plano Anual de Atividades.
Foram utilizadas várias
plataformas web como o TwinSpace e Google Maps (apresentação e partilha do meio
onde se inserem as escolas parceiras), bem como outras ferramentas fulcrais no
desenvolvimento do projeto e realização das tarefas propostas: Storyjumper,
Googledocs, Slideshare, Emaze, Tricider, Canva, Googleforms, Mentimeter,
WordArt, Padlet, Videomaker).
O Adobe Connect permitiu o
contacto entre os professores da escola e os parceiros nacionais e
internacionais, participando em eventos, proposta de atividades e avaliação do
projeto. No TwinSpace, divulgaram-se as atividades e agradeceram-se as
mensagens enviadas pelos parceiros. Foram desenvolvidas atividades conjuntas
com os todos os alunos envolvidos. Destacamos a atividade desenvolvida para o
nosso projeto, a Descida às profundezas do lago COMO que proporcionou um
excelente momento de partilha, colaboração e proximidade.
Os diversos trabalhos realizados
foram divulgados nas redes sociais do Agrupamento (Blog Erasmus; Jornal
Escolar; ClassDojo; Classroom) assim como expostos na escola, em lugar de
destaque, acessível a toda a comunidade escolar.
Ambas as escolas participantes fizeram a
candidatura deste projeto a Selo de Qualidade.
Alvorge e
Santiago da Guarda, 19 de julho de 2021.
Os professores
António Dias de Sousa
Catarina Sofia Araújo Viseu Dinis
Elisabete Maria dos Santos Pereira
Ema Judite Simões da Cruz
Eunice da Silva Carvalho Grilo Marques