sexta-feira, 23 de julho de 2021

Avaliação do Projeto eTwinning “A journey through the water”

 

Este projeto desenvolveu-se na plataforma eTwinning com a colaboração das escolas de Alvorge e de Santiago da Guarda.

O projeto teve em conta uma educação multidisciplinar, em que se promoveu o património natural, cultural e histórico nos diferentes países parceiros. O projeto integrou-se no currículo de diferentes disciplinas do Ensino Básico, na faixa etária dos seis  aos dez  anos, tendo sido abordado por alunos do primeiro ciclo. Promoveu-se a transversalidade entre as disciplinas de Português/Inglês,, Expressões Artísticas, Estudo do Meio e TIC, tendo em consideração os DAC (Domínios de Autonomia Curricular) e integrando o Plano Anual de Atividades.

Foram utilizadas várias plataformas web como o TwinSpace e Google Maps (apresentação e partilha do meio onde se inserem as escolas parceiras), bem como outras ferramentas fulcrais no desenvolvimento do projeto e realização das tarefas propostas: Storyjumper, Googledocs, Slideshare, Emaze, Tricider, Canva, Googleforms, Mentimeter, WordArt, Padlet, Videomaker).

O Adobe Connect permitiu o contacto entre os professores da escola e os parceiros nacionais e internacionais, participando em eventos, proposta de atividades e avaliação do projeto. No TwinSpace, divulgaram-se as atividades e agradeceram-se as mensagens enviadas pelos parceiros. Foram desenvolvidas atividades conjuntas com os todos os alunos envolvidos. Destacamos a atividade desenvolvida para o nosso projeto, a Descida às profundezas do lago COMO que proporcionou um excelente momento de partilha, colaboração e proximidade.

Os diversos trabalhos realizados foram divulgados nas redes sociais do Agrupamento (Blog Erasmus; Jornal Escolar; ClassDojo; Classroom) assim como expostos na escola, em lugar de destaque, acessível a toda a comunidade escolar.

Ambas as escolas participantes fizeram a candidatura deste projeto a Selo de Qualidade.

 

Alvorge e Santiago da Guarda, 19 de julho de 2021.

Os professores

 

António Dias de Sousa

Catarina Sofia Araújo Viseu Dinis

Elisabete Maria dos Santos Pereira

Ema Judite Simões da Cruz

Eunice da Silva Carvalho Grilo Marques