A retoma das atividades letivas presenciais dos alunos dos 11.º e 12.º anos ocorreu, no dia 18 de maio, por imposição das medidas de desconfinamento decididas pelo governo e integradas numa estratégia de retoma gradual, progressiva e monitorizada, da economia e da sociedade, depois de decretado o fim do estado de emergência.
A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Direção Geral de Saúde (DGS) elaboraram documentos com normas para o regresso às escolas, aulas presenciais, e à limpeza e desinfeção de estabelecimentos de ensino. Assim, o AEA preparou detalhadamente este momento, através da alteração e redução de número de mesas nas salas de aulas, e transformou a sala de alunos e ginásios em salas de aulas. Nesta retoma, não houve necessidade de proceder ao desdobramento de turmas nem de repor aulas à distância, porquanto se registou a otimização dos espaços escolares, observando-se o distanciamento obrigatório pelas orientações da DGS.
A preparação do reinício contou com o apoio da Sr.ª Delegada de Saúde, Dr.ª Natércia Veloso, bem como, no dia 13 de maio, de uma ação de sensibilização e consciencialização para o surto COVID 19 e boas práticas higiénico-sanitárias, por uma equipa do Regimento de Infantaria N.º 15 de Tomar, destinada aos assistentes operacionais. Durante o evento, a Diretora AEA deu a conhecer os procedimentos constantes do plano de contingência do AEA, já atualizados na sua página online. Também neste dia, o exército procedeu à entrega dos equipamentos de proteção individual, a saber: máscaras, viseiras, aventais, luvas descartáveis e gel desinfetante.
Para este recomeço, a Direção do AEA preparou os horários dos alunos das aulas presenciais nas disciplinas de exame nacional dos 11.º e 12.º anos - Filosofia, Inglês, Biologia, Físico-Química, MACS, Geografia, Economia, Português, Matemática e História –, considerando o interesse de minimizar o tempo de permanência na escola. Para esta situação ser efetivamente possível, os transportes escolares foram articulados com o município, congregando-se grandes esforços para dar uma resposta o mais próxima possível da mancha horária das turmas.
Estes alunos continuam ainda com aulas de ensino a distância- E@D para as disciplinas não sujeitas a exame final.
A 1 de junho, com a terceira fase de desconfinamento, retomarão as atividades presenciais os alunos da educação pré-escolar, estando a preparação desta retoma já a decorrer!
É de registar ainda que os restantes alunos do AEA se encontram em E@D, tendo a Escola e a Câmara Municipal de Ansião (CMA) feito um enorme esforço para cederem computadores e acessos de internet a título de empréstimo aos alunos, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Ainda a 24 de abril, o AEA entregou computadores a alunos do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos, e a CMA procedeu a esta entrega a alunos desde o 2.º ao 8.º ano de escolaridade, de 6 e 11 de maio.
Neste momento, foram obviadas todas as necessidades prementes, estando a registar-se alguns ajustes, mas sempre com base em critérios de atribuição bem definidos.
O nosso agradecimento ao Município pelo apoio na resposta às necessidades dos nossos alunos e o nosso reconhecimento por todo o empenho aos professores, assistentes técnicos e operacionais e famílias, que têm contribuído para que este momento, tão único, esteja a decorrer favoravelmente.
Agora, resta-nos protegermo-nos para com a nossa ação protegermos também os outros e acreditar que, com este comportamento cívico conjunto, Vamos todos ficar bem!
Isabel Serra - Direção do AEA