segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.
A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
No dia do nascimento de Gandhi, 2 de outubro, por sua vez, é comemorado o Dia da Não-Violência.
Nos países do hemisfério sul, com calendários escolares diferentes, a data comemora-se por volta de 30 de março.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia.
Em Portugal realizam-se diversas atividades nos agrupamentos escolares tendo em vista alcançar esses objetivos. Uma das ações do Ministério da Educação relacionadas ao tema foi impulsionar o plano de prevenção "Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência".
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
No passado dia 27 de janeiro assinalou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, de acordo com o implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.
As comemorações decorreram nas Escolas Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello e Escola Básica N.º 2 de Avelar e pretendeu-se com esta comemoração fazer com que os nossos alunos e restantes elementos da comunidade educativa não esqueçam o genocídio, em massa, de seis milhões de judeus pelos Nazis. Este é considerado um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória e pretende-se educar para a tolerância e a paz, alertando para o combate ao antissemitismo.
O tema que marcou as iniciativas oficiais deste ano é «Memória, Dignidade e Justiça». Segundo a ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e a educação sobre este tema é um imperativo global para a terceira década do século.
O ato de relembrar traz dignidade e justiça para aqueles que os perpetradores quiseram apagar da história. Para recordar os milhões de mulheres, homens e crianças judeus, bem como todas as outras vítimas, assassinadas pelo regime nazi, os alunos e professores do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, do Clube Europeu, da Rádio Bora Lá e das Bibliotecas escolares do Agrupamento organizaram um conjunto de atividades que incluíram um programa de rádio, momento musical, de aluno e professor, com o tema do filme A Lista de Schindler e apresentação de imagens do filme, declamação de um poema, momentos de reflexão sobre vídeo passado nas televisões e em aulas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e exposições evocativas das vítimas dos campos de concentração.
O poema declamado por uma aluna de 10.º ano foi retirado da obra Se isto é um Homem, de Primo Levi. Este químico italiano descreve, na primeira pessoa, todos os horrores sofridos na sua passagem pelo campo de concentração de Auschwitz, relatando a degradação humana nas suas mais diversas facetas. Este é um relato muito duro sobre o pior que um ser humano pode infligir a outro ser humano.
Vamos sempre lembrar para não esquecer e não repetir!
Docente do AEAnsião: Isabel Serra
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro
Amanhã dia 27 de janeiro comemoramos o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANSIÃO HOMENAGEIA DAVID SASSOLI
Na passada segunda-feira, dia 17 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Ansião participou numa cerimónia de homenagem ao recém falecido Presidente do Parlamento Europeu. David Sassoli, que faleceu no dia 11 de janeiro de 2022.
Esta cerimónia, realizada por videoconferência, foi uma iniciativa da Drª Isabel Baltazar, Coordenadora Nacional do EPAS (European Parliament Ambassador School Programme), no qual a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello se integra desde 2017.
Nesta cerimónia, estiveram presentes mais de 50 escolas portuguesas de norte a sul e ilhas, tendo marcado presença, em representação da Escola Básica e Secundária de Ansião, a Diretora, três professoras e dois alunos embaixadores juniores deste projeto.
Foi uma cerimónia simples, mas sentida, que se iniciou com uma breve introdução da Drª Isabel Baltazar, seguindo-se o Hino à Alegria, a 9ª Sinfonía de Beethoven, a audição de uma mensagem que David Sassoli tinha endereçado às Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu de toda a Europa e um sentido minuto de silêncio e pesar pela partida deste Europeísta convicto e dedicado que acreditava numa “Europa que inova, numa Europa que protege e numa Europa que ilumina”.
Esta homenagem terminou com a partilha de alguns testemunhos das diversas escolas presentes, sendo a mensagem do Agrupamento de Escolas de Ansião elaborada pelo embaixador júnior Pedro Madruga, aluno de 12.º ano, que partilhou o seguinte:
"Hoje recordamos a memória de alguém que se confundia com os conceitos de sorriso, liberdade e Europa.
Relembro a última declaração pública de David Sassoli: Fronteiras, em alguns casos, tornaram-se as fronteiras entre a moral e a imoralidade, entre a humanidade e a desumanidade. Muros erguidos contra pessoas que pedem abrigo do frio, da fome, da guerra, da pobreza e Sassoli, era o melhor para falar de muros, pois em 1989 estava junto dos jovens europeus a assistir à queda do muro de Berlim e ao erguer de uma nova Europa. Desde essa altura o seu percurso é um legado único fiel aos valores da democracia, da liberdade, da fraternidade e da igualdade na defesa da justiça e da solidariedade, um homem bom que vai fazer muita falta à Europa.
E, por isso, a maior homenagem que todos lhe podemos fazer é recordar para sempre o que David Sassoli defendia e o que para ele era a democracia e o futuro da Europa: derrubar muros e construir pontes entre culturas, países e pessoas.
Ciao David”
No seguimento desta homenagem, também na passada quinta-feira, dia 20 de janeiro, a Rádio Escola de Ansião “ Rádio Bora Lá” e os alunos do Programa da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, dedicaram o seu programa da hora de almoço a lembrar e homenagear esta figura ímpar da história atual da nossa Europa.
Mas a maior homenagem que todos lhe podemos fazer é praticar, todos os dias, aquilo que foi o seu lema, derrubar muros e ajudar os mais frágeis nesta Europa que é ponto de chegada de tantos imigrantes que procuram uma vida mais digna.
Professoras Isabel Serra e Maria José Cristóvão – EPAS - AEAnsião
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
O Parlamento Europeu e a Europa estão de luto.
Na sequência do falecimento do senhor Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, o Agrupamento de Escolas de Ansião - Escola Embaixadora do Parlamento Europeu - presta a sua homenagem com a colocação da bandeira da União Europeia a meia haste.
Lembramos parte do discurso deste Europeu dedicado, perante o Conselho Europeu, em dezembro: "Do que a Europa precisa - e precisa acima de tudo - é de um novo projeto de esperança. Penso que podemos construir esse projeto com base numa abordagem robusta, com três vertentes: uma Europa que inova; uma Europa que protege; e uma Europa que ilumina"
.
Subscrever:
Mensagens (Atom)